O esporão do calcâneo (osso do calcanhar) é um crescimento anômalo do osso, formando uma proeminência óssea. Corresponde a um depósito anormal de cálcio na região.
A maioria das vezes, o esporão localiza-se na parte inferior do calcâneo.
O calcâneo é o maior osso do nosso pé. Sua função é sustentar o peso corporal. Segundo a ciência, o esporão surge no contexto de micro traumas e inflamação crônicas que cooperam para calcificação dos tecidos em volta do calcâneo.
O esporão do calcâneo desenvolve-se frequentemente no osso do calcanhar. Também poderá surgir na região do tendão de Aquiles.
Esta doença é conhecida como “esporão de galo”, devido as semelhanças com as esporas dos galos.
Existem alguns casos assintomáticos. Normalmente, o esporão do calcâneo pode provocar dor no calcanhar de forma intensa e gerar até problemas de mobilidade, pela dor ao colocar o pé no chão para andar.
O que causa Esporão do Calcâneo?
As causas não são inteiramente conhecidas. Existem diversos fatores de risco que desencadeia o desenvolvimento desta doença.
Tais como, a prática de exercícios de impacto elevado (dançar, correr, saltar, ballet…), o uso de salto alto, obesidade, pé plano ou pé cavo…
Qual o sintoma principal?
O principal sintoma é a dor no calcanhar, tipo pontada. A dor não é acarretada somente por existir o esporão. Para sentir dor, faz-se necessário verificar a possível inflamação da fáscia, também conhecida por fascite plantar.
Diagnóstico
O diagnóstico do esporão do calcâneo deve ser feito pelo médico ortopedista. Através da história clínica, o médico poderá recorrer a diversos exames, tais como raio-x do pé (radiografia) e ressonância magnética (RMN).
Tratamento
Os tratamentos médicos permitem diminuir a inflamação e amenizar a dor na fase aguda. Prescrição de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios, uso de uma palmilha ortopédica, uso de uma bota Walker e fisioterapia.
O tratamento medicamentoso deve ser realizado mediante a prescrição médica.
As palmilhas agem no alivio da dor decorrente do suposto esporão do calcâneo. Além de melhorar ou corrigir alguns parâmetros relacionados a postural corporal. Clica no Post abaixo e confira.
A Bota Walker permite distribuir a carga e desta forma reduz de imediato a dor quando o pé entra em contato com o solo.
A fisioterapia trata através da realização de exercícios de alongamento que permite o estiramento adequado e em alguns casos a aplicação de ondas de choque – para os casos onde após 6 meses ainda continue a ocorrer os sintomas caracteriza-se dor crônica.
A única forma de eliminar definitivamente o esporão do calcâneo é através de cirurgia que consiste na remoção cirúrgica da saliência óssea.
Tratamento Natural
Poderá na fase aguda fazer a aplicação de gelo que permite reduzir a inflamação e aliviar as dores. Por sua vez, para aliviar as dores, na fase menos aguda contato com o calor.
Esta ação ajuda os músculos a relaxar e vai acabar reduzindo a inflamação existente e consequentemente a dor.
Usar calçado adequado e cuidar da saúde dos pés. O calçado precisa amortecer as colisões com o solo.
Não fazer uso botas, sapatos, tênis, sandálias, chinelos, etc. que possuam uma base dura (devem ser maleáveis). Evitar dá os primeiros passos do dia descalço.
Considerações Finais
Realizar os tratamentos citados é necessário para uma boa recuperação. Caso não realize o tratamento corretamente, poderá vir a sofrer complicações no futuro como dor crônica no calcanhar.
Caso os tratamentos mencionados acima não funcione, sugere-se a realização de uma consulta médica para ver a possibilidade de ser realizado o tratamento cirúrgico.
Apesar do procedimento cirúrgico ser seguro, pode desencadear algumas complicações como de qualquer outro procedimento cirúrgico.
Dor neuropática por lesão do nervo, alterações de sensibilidade, fibrose e infeção são as principais complicações após a cirurgia.